Professores de todo o país terão cursos de educação financeira de forma gratuita
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) estão lançando, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), uma série de cursos gratuitos de Educação Financeira nas Escolas em todo o país. A iniciativa conta com o apoio da B3 e do Instituto XP. O lançamento ocorrerá na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte, durante a 10ª Semana Nacional de Educação Financeira (Enef), com transmissão online pelo canal do Sebrae no YouTube.
Esses cursos a distância têm como objetivo capacitar professores do primeiro ao nono ano do ensino fundamental, tanto na rede pública quanto na privada, para que possam lecionar sobre educação financeira em sala de aula. Em uma próxima etapa, a intenção é estender os cursos aos estudantes do ensino médio. As trilhas de aprendizagem desses cursos estão alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e abrangem temas como educação financeira, atitudes empreendedoras, objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS-ONU) e projeto de vida.
A superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores da CVM, Nathalie Vidual, destaca que a capacitação dos professores está diretamente ligada ao crescimento do Brasil, pois eles serão multiplicadores do conhecimento e ajudarão os jovens a se tornarem mais autônomos e seguros em relação ao mundo dos investimentos.
Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, enfatiza que o Sebrae acredita que a educação financeira é fundamental para transformar a realidade dos estudantes, permitindo que se tornem cidadãos conscientes de suas escolhas e capazes de planejar e realizar seus projetos de vida.
Os materiais didáticos para capacitar os professores serão disponibilizados gratuitamente pelo Instituto XP.