Defasagem nos estudos pela pandemia do COVID-19 pode ser recuperada?
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) sobre o impacto da pandemia de Covid-19 na aprendizagem de crianças da rede pública municipal de Sobral (CE) revelou que os alunos que frequentaram o segundo ano da pré-escola em 2020, com nove meses de atividades remotas, tiveram uma perda de seis a sete meses de aprendizagem em linguagem e matemática, em comparação com aqueles que frequentaram a escola presencialmente em 2019. O estudo também mostrou que as crianças que terminaram a pré-escola em 2022, após a volta das atividades presenciais, tiveram um ganho de um a dois meses em relação aos alunos do mesmo período letivo em 2019. A pesquisa foi apoiada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e acompanhou o desenvolvimento de 1.364 crianças matriculadas na rede pública municipal de Sobral. Entre as ações implementadas pela rede de educação de Sobral, que ajudaram na recuperação do ritmo de aprendizagem das crianças, destacam-se os programas de busca ativa, ampliação da oferta de tempo integral e a implementação de um novo currículo para a Educação Infantil alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No entanto, os pesquisadores alertam que os resultados não devem ser interpretados como um retrato do que aconteceu no resto do país, pois a ausência de coordenação nacional nos anos de pandemia gerou um cenário desafiador para os gestores municipais.