Baleias param em baía na Austrália para “dia de spa” com esfoliação corporal
Um estudo recente conduzido por pesquisadores da Universidade Griffith, na Austrália, descobriu que as baleias jubarte usam áreas de baías rasas e arenosas para “esfoliar” sua pele durante suas migrações para águas mais frias. As baleias foram observadas realizando rolagens completas e laterais no fundo do mar revestido de areia fina ou cascalho, movendo-se lentamente para frente com a cabeça primeiro na areia e, em seguida, rolando para um lado ou completamente. Esse comportamento ocorreu após interações sociais, como competição ou namoro.
A esfoliação é um processo importante para as baleias, pois ajuda a remover células mortas da pele e ectoparasitas, como cracas. Em águas tropicais e subtropicais, as cracas se prendem às baleias em seus primeiros estágios de vida e precisam ser removidas com frequência para evitar o crescimento excessivo, que pode levar à perda de energia. A remoção da pele excessiva também é necessária para manter uma comunidade bacteriana saudável da pele.
Durante o processo de esfoliação, a pele das baleias cai, e peixes como o xaréu gigante foram vistos alimentando-se ativamente da pele das baleias, semelhante a estações de limpeza em recifes de coral.
Os pesquisadores utilizaram etiquetas de ventosa equipadas com vídeo integrado de alta definição, sensores de luz, pressão, temperatura e GPS para rastrear baleias migratórias para o sul entre agosto de 2021 e outubro de 2022. Os resultados foram publicados no periódico Journal of Marine Science and Engineering.