71% dos professores estão estressados diz pesquisa
Um levantamento encomendado por entidades como Todos Pela Educação, Itaú Social, Instituto Península e Profissão Docente e realizado pelo instituto de pesquisa Ipec, mostrou que pelo menos 71% dos professores brasileiros estão estressados devido à sobrecarga de trabalho. A pesquisa foi realizada com 6.775 professores de escolas públicas (municipais e estaduais) de todo o país, entre julho e dezembro de 2022.
De acordo com a pesquisa, os professores consideram que a gestão educacional deve priorizar, nos próximos dois anos, o apoio psicológico a estudantes e docentes, sendo essa a principal preocupação de 18% dos pesquisados. Essa necessidade fica à frente de um aumento salarial para os profissionais, que foi citado por 17%.
A pesquisadora Esmeralda Macana, especialista em desenvolvimento e soluções do Itaú Social, avalia que o cenário é muito complicado nesse período de pós-pandemia. “Estamos nesse desafio de dar conta de recuperar essa aprendizagem e poder engajar os estudantes em todo o processo”. Segundo ela, os professores também sinalizaram que um dos problemas que enfrentam é o desinteresse dos estudantes pela escola, apontado por 31% dos professores consultados. Para 28%, outra questão é a defasagem na aprendizagem dos alunos.